quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Os Fumadores Passivos

OS FUMADORES PASSIVOS
• O cigarro não afecta apenas as pessoas que fumam. Os não fumadores expostos ao fumo do cigarro absorvem nicotina, monóxido de carbono e outras substâncias contidas no cigarro, charuto ou cachimbo, da mesma forma que os fumadores. A quantidade de tóxicos absorvidos passivamente depende da extensão e da intensidade da exposição, além da qualidade da ventilação do ambiente.

• Os fumadores passivos sofrem os efeitos imediatos da poluição tabagista ambiental, tais como irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, dor de cabeça, exacerbação de problemas alérgicos e cardíacos - principalmente elevação da pressão arterial e angina (dor no peito). Outros efeitos a médio e longo prazo são a redução da capacidade funcional respiratória, aumento do risco de aterosclerose e aumento do número de infecções respiratórias em crianças.

• As crianças que convivem com pais fumadores têm maiores riscos de infecções respiratórias, bronquíolos, asma, otite e infecções da garganta.

• Fumar passivamente pode provocar as mesmas doenças que fumar activamente.

• Um cigarro aceso produz dois tipos de fumaça: a que o fumador aspira e devolve depois de filtrada nos pulmões e a que sai directamente do cigarro que possui as mesmas substâncias tóxicas da que é aspirada pelo fumador.

• Os fumadores prejudicam a saúde dos não fumadores. Uma pessoa que não fuma, em contacto com fumadores, no final de um dia de trabalho chega a fumar o equivalente a uma média de 1 a 4 cigarros.

• Os fumadores incomodam os não fumadores. Fumar não é apenas um problema dos fumadores.
• A permanência num ambiente poluído permite absorção de quantidades de substâncias nocivas em concentrações semelhantes às de quem fuma. Tal comprovação é feita através da medição do principal produto da decomposição da nicotina, que pode ser encontrada no sangue e na urina de não fumadores que moram ou trabalham com fumadores.
• Recentemente houve um aumento da concretização dos indivíduos sobre o ar que eles respiram em casa, ambientes de trabalho e locais públicos. A constatação dos malefícios causados pelas substâncias tóxicas do cigarro levou a população não fumadores a exigir seus direitos. Autoridades governamentais já regulamentaram o uso do cigarro para minimizar seus efeitos sobre os não fumadores.
A turma 8º B
Disciplina: Formação Cívica 2007/2008

2 comentários:

Miguel disse...

É importante haver estes blogs para que as passoas saibam o seus maleficios, os seus perigos e as suas doenças para a prevenção dessas doenças causadas pelo tabaco e pela droga.

Miguel disse...

É importante haver estes blogs para que as passoas saibam o seus maleficios, os seus perigos e as suas doenças para a prevenção dessas doenças causadas pelo tabaco e pela droga.