segunda-feira, 9 de março de 2009

A FRUTA




A fruta é um grupo de alimentos divinos, pois tem propriedades curativas, desintoxicantes e regeneram o nosso organismo.
A fruta proporciona os seguintes componentes:
Água - entre 80 a 93% na maioria das frutas
Açucares que são assimilados rápidamente sem precisarem de ser digeridos
Fibras - benéficas para o trânsito intestinal
Anti-oxidantes potentes que previnem o envelhecimento
Minerais - especialmente potássio, magnésio, cálcio e ferro
vários elementos fitoquimicos que previnem arteriosclerose, cancro, etc
Além disso, temos que ver que não contêm (ao contrário de alimentos de origem animal) colesterol, purinas (que contribuem para formação de ácido úrico), substâncias tóxicas (eventualmente residuos de pesticidas quando não é de origem biológica).
Para tirarmos o máximo proveito da fruta precisámos de reeducar alguns hábitos alimentares pouco saudáveis, como tal as seguintes sugestões são muito importantes e seguindo-as podem notar grandes diferenças na digestão:
Comer apenas uma variedade de frutas de cada vez; a famosa salada de frutas origina uma fermentação alcoólica no organismo resultando em distensões abdominais e indisposições


Não cozinhar fruta: além de perderem as vitaminas e enzimas, os açucares vão incompatibilizar-se com o resto dos alimentos
Nunca comer fruta como sobremesa
Preferir a fruta em jejum, a meio da manhã ou a meio da tarde ou então meia hora antes do almoço
A banana deve ser consumida com pouca frequência e preferir da Madeira ou dos Açores. As bananas que chegam do hemisfério Sul foram colhidas verdes, apodrecem rápidamente e não são benéficas para o nosso organismo a não ser pontualmente.
Avitar excesso de frutas tropicais, uma vez que são frutas que estão adequadas ao consumo dos habitantes de uma determinada região com determinadas necessidades fisiológicas e não para o mundo inteiro
Especialmente no Verão é muito benéfico para o organismo escolher um dia por semana para comer apenas fruta, neste caso alternando ao longo do dia frutas doces e ácidas, mas apenas uma variedade de cada vez.

Sem comentários: