
A homossexualidade existe quando há atracção sexual entre indivíduos do mesmo sexo, ou seja, atracção de um homem por outro homem, ou de uma mulher por outra mulher.
O que é um gay?
É uma pessoa do género masculino que tem desejos, práticas sexuais e relacionamento afectivo sexual com outras pessoas do género masculino.
O que é uma lésbica?
É uma pessoa do género feminino que tem desejos, práticas sexuais e relacionamento afectivo sexual com outras pessoas do género feminino.
Ter sentimentos para com alguém do mesmo sexo é ser homossexual?
Não. Muitos rapazes e raparigas, durante a primeira infância, e mesmo adolescência, sentem atracção sexual e chegam mesmo a ter experiências de cariz homossexual, mas não são gays nem lésbicas. Muitos adultos também sentem atracções ou têm experiências do tipo homossexual, sem que se considerem eles próprios gays ou lésbicas.
O que determina a orientação sexual de alguém?
Não é ainda conhecida a causa da homossexualidade ou heterossexualidade. Uma das teorias refere que a orientação sexual é determinada na fase pré-natal. Outra teoria defende que esta é determinada depois do nascimento, por factores ambientais. Em qualquer dos casos, a orientação sexual é estabelecida numa idade muito precoce.

Quantos homossexuais existem?
Embora os números variem, alguns estudos estimaram que 10 % da população é homossexual numa parte significante das suas vidas. É difícil determinar as percentagens exactas devido ao facto de muitos daqueles que temem o preconceito esconderem a sua orientação sexual.
A homossexualidade é uma doença?
Não. Em muitas sociedades, a homossexualidade é considerada muito normal. Este era o caso da Antiga Grécia e Roma, ocorre em muitas culturas Nativas Americanas (onde lésbicas e gays são influentes lideres tribais e religiosos), e é o de muitas sociedades de hoje em dia, tais como a Holandesa, Dinamarquesa, Sueca e Tailandesa.
Trabalho realizado por Sara Alves do 9ºA (2008/2009)
Sem comentários:
Enviar um comentário