sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A contracepção de emergência

A Contracepção de Emergência

A"Pílula do dia seguinte"

Esta é uma saída de emergência para mulheres que tiveram relações sexuais sem usar qualquer tipo de método contraceptivo e não querem ficar grávidas.
Modo de usar
A pílula do dia seguinte, que na verdade são duas, toma-se uma assim que puder após a relação e a outra no dia seguinte, após 12 horas. De 2 a 5 dias após tomar as pílulas, a mulher deverá menstruar, (isso para a grande maioria das mulheres, porém, em alguns casos o sangrento poderá vir em até 10 dias); o que significa que não ficou grávida. A pílula pode ser tomada até 72 horas depois da relação. Porém quanto maior o tempo, menor será sua eficácia. A pílula do dia seguinte só deverá ser usada em casos especiais. Não se deve fazer o uso constante da pílula do dia seguinte devido ao alto teor de hormonas que ela possui, nem deve substituir o uso da pílula anticoncepcional que seu médico indicou pela do dia seguinte.
Observações
Podem aparecer efeitos colaterais: Náuseas (temporária, cerca de 1 dia); vómitos. Se não apresentar menstruação dentro de 14 dias, procure o serviço médico para avaliar uma possível gravidez.

A pílula do dia seguinte não é considerada um método contraceptivo, mas sim um método para não engravidar quando esta não é desejada.


Ana Gonçalves
Angelina Vieira
Sandra Silva
Turma: 9º A
Disciplina: Área de Projecto 2006/2007

Sem comentários: